Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Atelier Totori - Sistema de Batalha



Sistema de Batalha


O sistema de batalha é definido por turnos, o que significa que vai de quem for o mais rápido a atacar. No jogo você tem a opção de "vantagem", que é quando um inimigo se aproxima de você e você o ataca antes de começar a batalha, assim você tem a chance de mais turnos.

Tipos de Ataques


Os ataques em Atelier são definidos pelos personagens. Cada personagem tem seu próprio estilo e isso significa que você tem mais opção de estratégias. Dos mais básicos temos:

  • Ataques de curta distância
  • Ataques a longa distância

Como o próprio nome já diz, os ataques de curto alcance são os de Machados (Axe), Cajados (Staff), Lanças(Lance) e Espadas (Sword). Já os de longo alcance são os Protótipos(Machine) e os Explosivos(Alchemy Itens).

É claro que entre as Skills podem variar entre:

  • Ataques Mágicos
  • Ataques Combos
  • Ataques a curta distância
  • Ataques a longa distância
 Não se tem muito a dizer sobre ataques mágicos, eles geralmente vem acompanhado de ataques a longo alcance. Ataques combos já é outra história, eles podem ser de longa ou curta distância e são muito úteis por causar bastante dano, eles são vários ataques combinados.

Parceria e Proteção


No jogo, pode-se dizer que as batalhas tem um sistema de "Parceria" com o personagem principal. Sua principal função é "Proteger a alquimista".

Muitas vezes, quando em um turno inimigo, aparecerá em ambos os perfis dos aliados L1 e R1 para pressionar como mostrado na imagem abaixo. Isso significa que o inimigo atacará a alquimista (que no caso é a Totori) e você tem a opção de protegê-la, mas cuidado, isso não funcionará todas as vezes pois utiliza da "estima" do aliado ou o que outros diriam da barra de "Limit Break" que é a barra milimetrada abaixo do perfil dos aliados.



Explicando o Cenário de Batalha


Nas imagens a seguir, será explicado o cenário da batalha.



Esse é o cenário típico que aparece após entrar em contato com um monstro no mapa. A sua frente você pode ver sua protagonista e seus aliados assim como o inimigo.

No canto inferior direito você pode ver o perfil dos personagens como mostrado o HM, MP e LP. Suponho que muitas já saibam o que eles significam, agora, embaixo do LP é visto uma barra milimetrada que, como foi comentada, é como um limitbeak" que ativa uma Skill Special de um aliado seu, é claro, nem todos tem uma skill especial, mas ela também pode ser usada para proteger sua protagonista (o que é essencial) então sempre a mantaenha cheia se possível;

Ao canto inferior esquerdo você pode ver a ordem de ação ou, como conhecido, turnos que variam de personagem para monstros e assim por diante. Você se pergunta para quê a Agilidade? Aí está sua resposta, quanto maior, mais turnos terá.

Agora vamos para o próximo.


Essa é a primeira tela que verá, o Menu de Ações onde você pode comandar as ações de seu persongem durante a batalha. O padrão são as opções: Attack, Skill, Guard e Flee como mostrado na imagem, mas isso varia de personagem para personagem, como por exemplo na imagem a seguir:


Nessa imagem dá para perceber que além das ações padrões também está habilitada a ação de Special Skill que é claro, requer uma certa quantia de MP/LP. A Special Skill é geralmente uma skill de combo então é bom guardá-la para Bosses ou em situações de desesperos. 

Agora voltando ao assunto, além da Special Skill de vez em quando você verá outras ações como Items que é habilitado para alquimistas (Rorona e Totori) então fique atento às possibilidades.


Como foi dito, muitas skills e items são de múltiplos ataques e, é claro, existem aqueles para "múltiplos inimigos" e isso significa que há infinitas possibilidades para aproveitar quando estiver cercado de monstros. Bombas, por exemplo, são items indispensáveis para a Totori (o que levando para um lado, são a única coisa que a torna útil nesse jogo).

Deu para perceber também que quando você comanda um ataque a um montro, ao selecioná-lo seu HP será mostrado e isso é uma boa forma de manter sua estratégia quanto a danos.





De volta aos items. A parte boa de se carregar bombas por aí é que elas sempre lhe proporcionam ataques combos com seus aliados e isso é um dos sistemas que mais tornam o jogo interessante nesse ponto pois com os ataques combos e uma boa estratégio (ou mesmo sem estratégia) você pode vencer inimigos difíceis e isso lhe garante mais pontos na sua carteira, então tente aproveitar.



Qualquer outra informação descubra por si próprio ou procure em outros posts. Isto é só por enquanto. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário